Invista em seus pontos fortes

 Para se destacar em seu trabalho, nas tarefas que realiza, na conquista de suas metas ou em seu dia a dia, invista em seus pontos fortes e não em seus pontos fracos.

Você sabe quantas horas são necessárias para se tornar um Guga no tênis, um Airton nas corridas ou uma Hortênsia no basquete? Aproximadamente 10 mil horas de treino, segundo pesquisas realizadas. É assim também no mundo corporativo. Para nos tornarmos um talento em algo que não temos experiência, temos que investir uma quantidade de horas similar. Agora, se focamos os nossos talentos, para aprimorarmos o que já fazemos bem feito, passamos a ser referência e criamos um diferencial e gerando resultados mais eficazes.

Compartilho algumas dicas de Peter Ducker que venho aplicando com sucesso.
1o) Tenha claro quem você é.
2o) saiba reconhecer os seus pontos fortes, ou seja, torne consciente o que gera oportunidade e o que bloqueia o uso do seu potencial máximo.
3o) trabalhe com excelência para alcançar os resultados.
4o) faça com que as suas ações estejam alinhadas com os seus valores.
5o) comprometa-se, sinta-se parte do todo e pare de reclamar.
6o) Pratique a Autogestão por meio da sua própria análise. Após um evento importante, pergunte-se: O que fiz bem-feito? O que posso melhorar?


Após esta tarefa, você poderá decidir em quais pontos quer investir e onde quer chegar. Aí ... é só assumir a responsabilidade e investir em seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Uma sugestão de leitura para aprofundar o conhecimento é o livro: Descubra seus pontos fortes de Don Clifton e Tom Raph, que incluí um teste que o auxiliará na descoberta.

Siga em frente e seja mais você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onwership, a capacidade de ser responsável com o que acontece comigo

Agilidade emocional, o caminho para a transformação digital nas organizações

Agilidade Emocional - O que é?