Agilidade emocional, o caminho para a transformação digital nas organizações
Inteligência artificial, internet das coisas, digital Twin, data analytcs, Customer Experience, OKRs, marketing digital, chatbots, cloud computing, 5 G. Como lidar com a inovação tecnológica, tomar decisões com resultado para o médio e longo prazo e ainda sentir-se seguro frente aos desafios diários?
Tarefa nada fácil, ainda mais quando falamos sobre sentir-se seguro. Com a rapidez das mudanças, lidamos com o incerto com mais frequência do que lidávamos há um ano, um mês, uma semana e até mesmo um dia e a nossa máquina interna, ou seja, o nosso sistema encefálico, demanda um tempo natural, para captar, processar, localizar opções e retornar uma resposta, que utiliza tanto a nossa razão, quanto as nossas emoções e é aqui, que nos conectamos ao conceito e as soluções da agilidade emocional.
Quando estamos conscientes sobre os nossos pensamentos e sentimentos conseguimos identificar as nossas opções, ações e reações frente a um desafio ou a uma decisão.
Uma dica, para utilizar na próxima vez que lidar com uma decisão desafiadora, seja ela pessoal ou profissional, identifique além da opção disponível, mais outras duas alternativas. Por exemplo: você foi convidado para integrar a nova equipe de transformação digital da sua organização e decidiu não aceitar o convite, pois não tinha nenhum conhecimento sobre o tema. Com o passar do tempo e pela quantidade de vezes que foi acionado para oferecer uma resposta à equipe de trabalho, percebeu que iria agregar valor e que ao término do projeto, teria a oportunidade de ser promovido, o que desejava fazia tempo. A agilidade emocional propõe que não tomemos decisões antes de encontrarmos alternativas além da primeira disponível: 1a declinar a proposta por não ter conhecimento, 2a propor um plano de aprendizado e aceitar a proposta e 3a participar do projeto mediante a feedbacks constantes. Pese os prós e contras e siga em frente!
De qual forma você lidará com o sua próxima decisão desafiadora?
"Quando fazemos julgamentos rápidos, frequentemente superestimamos as informações que estão prontamente disponíveis e subestimamos as sutilezas que poderiam levar tempo para serem desenterradas.". Susan David.
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