Definição de um objetivo claro

A história é real e aconteceu com um coachee durante a evolução do processo de coaching, quando definiu qual era o seu objetivo de curto prazo: - "Quero voltar a ser gerente de projetos de TI de uma empresa de grande porte, liderando um time de 50 pessoas e tendo poder de decisão na empresa que fosse trabalhar, em até 1 ano", ele disse.

Pois bem, ele definiu o objetivo, pesquisou as empresas, fez contato com o seu networking, mapeou um plano de ação e foi a luta. Resultado: em 4 meses estava ocupando a sua tão sonhada posição de gerente de projetos, feliz da vida, se não fosse por um único motivo: ele não recebeu seu salário por 3 meses.

Quando fomos tomar um café, ele me disse: - “Bem que você me avisou, cuidado com o que você deseja.” Quando declaramos um objetivo e seguimos em busca da sua realização, o universo trabalha a nosso favor, o problema é que muitas vezes não sabemos o que queremos e outras tantas não sabemos pedir.

Vou deixar aqui a minha proposta para que isso não seja mais um problema.

Imagine que você está caminhando tranquilamente em um domingo a tarde qualquer e ao atravessar a rua, avista algo caído no meio fio. Olha de longe e depois decide se aproximar. Quando chega perto, descobre que é uma lâmpada mágica. Porém, como ainda não está convencido, atravessa a rua e segue o seu caminho, mas a imagem da lâmpada não sai da sua cabeça e depois de alguns quarteirões, decide voltar, pegar a lâmpada, esfregar como nos filmes do Aladim e então, acontece o que no fundo não acreditava. Para sua supresa o gênio aparece, se espreguiça e fala: -“Há muito não saio dessa lâmpada. As pessoas correm tanto, que não prestam mais atenção no que veem e por você ser uma pessoa corajosa, lhe concederei 1 pedido. Porém, peço que você seja claro e defina detalhadamente o que deseja.

Agora, registre qual é o pedido e quando considerar que ele está claro o suficiente a ponto de alguém ler e explicar sem perguntar nada, inclua quais são as tarefas, data de inicio e fim, para começar a agir e ... siga em frente.

Foco e ação, duas habilidades de quem sabe o que quer e deseja chegar lá!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agilidade Emocional - O que é?

"A parte mais importante de um trabalho é o começo" Platão

Invista em seus pontos fortes