Agilidade Emocional - O que é?

 “16000 é a quantidade média de palavras que falamos por dia.

Imagine então, quantas palavras não ditas passam em nossa mente?

Muitas delas não são fatos, mas julgamentos entrelaçados com emoções, as vezes positivas e outras, negativas.”

Susand Davie e Christina Congleton

E o que a agilidade emocional tem a ver com isso?
Agilidade emocional, 
significa estar consciente de todas as minhas emoções e aceita-las, indo além das reações pré-programadas para viver no momento, com uma interpretação clara das circunstâncias vividas.

É um conceito prático sobre como as pessoas podem ser mais eficazes diante das mudanças atuais e, ainda, sobre como lidar com um mundo mais instável.

A coach Margareth Bianchini, professora MBA da FIA/USP, diz que o benefício de praticar a agilidade emocional, gera novas possibilidades emocionais no indivíduo, capacitando-o a identificar suas emoções, pensamentos e sentimentos. “Com isso, há uma melhora em sua performance, pois o indivíduo consegue ter atitudes mais assertivas e um novo prisma sobre a vida.”

A Agilidade Emocional é valiosa no ambiente profissional, pois quebra o paradigma de que as emoções não interferem nas decisões e que estas, devem ser racionais. Elas não só interferem, como em casos onde o individuo se sinta ameaçado, elas poderão gerar uma influência direta em suas ações ou reações.

O conceito pressupõe que a execução de qualquer trabalho envolve o estado emocional das pessoas e o sucesso está na capacidade de não bloquear os sentimentos e sim reconhecê-los, sentir se devem ou não ser ignorados, tratados e aplicados com foco no trabalho em curso.

Na Harvard Business Review, você encontrará o artigo Emotional Agility, escrito por Susan David e Christina Congleton, para explorar mais informações sobre o conceito.

https://hbr.org/2013/11/emotional-agility

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