O pé no freio

Você já percebeu que muita gente vive a vida como se estivesse dirigindo um carro com um pé no acelerador e o outro no freio, para em qualquer sinal de imprevisto, frear imediatamente?

Pessoas assim, vivem a vida inteira freando:
-"As coisas não andam bem. Fiz o meu melhor e não obtive resultados." "E você vai buscar algo melhor?" - "Agora ainda não é a hora."
- "Quero abrir o meu negócio próprio, há anos. Quem sabe um dia chegará a hora certa. "
 - "Vou pedir aumento para o meu chefe, mas hoje não é um bom dia."
Infelizmente estas pessoas sempre olham o copo meio vazio e nunca meio cheio. Não acreditam em seu potencial e possuem uma autoimagem negativa. Normalmente acreditam que os outros, e não eles, nasceram com sorte.

Você conhece a história do bebe elefante? Quando o bebe elefante nasceu em um circo, o adestrador amarrou-o em uma corda, prendeu-a em uma estaca e fincou a estada no chão. No começo, o bebe tentou se soltar e andar, tentou de todo jeito se soltar, porém, toda vez que ele tentava, a corda o puxava para o mesmo lugar. Com o passar do tempo, o bebe parou de tentar, pois sabia que não chegaria a lugar nenhum. Quando adulto, o adestrador parou de utilizar a corda e a estaca, porque o bebe, agora adulto, não saia mais do lugar, tendo a certeza que ainda estava preso na corda.

É isso o que acontece com quando tentamos e não obtemos sucesso, arriscamos e fracassamos e é exatamente neste lugar que o perigo se instala e o pé no freio começa a ser usado. Passamos a acreditar que tudo o que fazemos dará errado, que será dificil, que não é para nós e bloqueamos o nosso poder de ação. Pensamos: - "Melhor não arriscar" e deste momento em diante instalamos a preocupação, o medo e a insegurança e não saímos mais do lugar.

A boa noticia é que podemos alterar o cenário e partir para o ataque. O primeiro passo é acreditar que podemos: desenvolva uma conversa positiva com você mesmo. O segundo passo é criar em nossa mente uma imagem de sucesso: feche os olhos e pense onde estará quando conquistar o que deseja, torne a imagem muito nítida e com vários detalhes. O terceiro passo é alterar o nosso comportamento: experimente novos modelos de comportamento frente aos mesmos desafios, mesmo que seja uma mudança pequena, pense diferente, faça diferente e valide o resultado. Assuma uma postura de "Super Homem" ou "Mulher Maravilha" e vá à luta. 

Se você conhece alguém com a síndrome do elefante preso, faça uma boa ação e convide-o a praticar as três passos acima. Você estará contribuindo para a construção de uma pessoa positiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agilidade Emocional - O que é?

"A parte mais importante de um trabalho é o começo" Platão

Agilidade emocional, o caminho para a transformação digital nas organizações