Liderança Autêntica

 "Líderes autênticos, com caráter próprio e foco em desenvolvimento de pessoas são essenciais na crise", afirma Bill George, professor da Harvard Business School e ex-CEO da Medtronic (tecnologia médica). Para ele, líderes que "comandam e controlam" são responsáveis pelas dificuldades de diversas empresas americanas.

E afinal, o que são lideres autênticos? Pessoas capazes de mover milhares, com base em um objetivo comum, gerando empatia e coesão, por meio de sua parceria, responsabilidade por suas ações e relacionamentos construídos a longo prazo.

Paul O'Neill quando assumiu a posição de diretor executivo da Alcoa em outubro de 1987, fez um discurso à todos os investidores, focando a segurança de todos os funcionários da empresa. Não se preocupou em seguir o jargão: alavancar lucros e baixar custos, mas sim em baixar o índice de acidentes, que na época giravam em torno de 1 acidente por semana em cada usina.

Com um único apelo, gerou coesão e tanto os funcionários, quanto o sindicato e a gestão movimentaram-se e criaram novos hábitos em busca de um único objetivo: criar um ambiente com índice zero de acidentes. Como resultado, algumas usinas passaram anos sem que um único empregado perdesse um dia de trabalho devido a um acidente.

A motivação dos colaboradores aumentou, a produção melhorou, a qualidade foi superada e o lucro subiu. Em menos de um ano atingiram uma alta recorde e quando ele partiu, o valor das ações era cinco vezes maior do que quando ele assumiu o comando. Estas foram as consequências e não a causa de suas ações.

Triste ficaram os investidores que venderam suas ações, achando que o diretor não sabia o que estava falando e não tinha visão.

Quando entrevistado O'Neil afirmou:-"Eu sabia que precisava transformar a Alcoa." A empresa estava passando por dificuldades, os funcionários não eram ágeis o bastante e a qualidade dos produtos era precária. E então ele decidiu que sua maior prioridade, teria que ser algo que todo mundo pudesse concordar ser importante. Ele precisava de um foco baseado em união e assim decidiu pela segurança. -"Ninguém deveria ter medo de morrer sustentando a família." ele dizia.

A importância dada às pessoas e a decisão de uni-las por um bem comum, foi a responsável pelo sucesso conquistado. Nenhum líder alcança seu sucesso sozinho, ele precisa de um time que sejam responsáveis por seus atos e que tenham atitude, este é o resultado obtido por uma liderança autêntica. Isso determina a causa que gera resultado e a consequência é determinada pelo amadurecimento e pelas conquistas.

Seja você também um líder autêntico e comemore suas conquistas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onwership, a capacidade de ser responsável com o que acontece comigo

Agilidade emocional, o caminho para a transformação digital nas organizações

Invista em seus pontos fortes