A verdadeira essência do Coaching

A aversão as palavras coach e coaching (o processo), foi o motivador da publicação desse artigo. 

Distorções quanto ao significado e compreensão do que é o processo de coaching e experiências negativas, causadas pela má formação do coach (quem aplica o processo), têm causado um impacto prejudicial na compreensão do que é coaching, gerando insegurança, no momento da contratação.

Infelizmente a ganância e o despreparo profissional geram processos desgastantes, que frustram quem contrata o processo.

Ofereci um processo a um líder que desejava ampliar as oportunidades de crescimento profissional e ele respondeu: -"deus me livre! Participar de outro processo, nunca mais. minha experiência foi desgastante e eu cancelei de ouvir o que devia e o que não devia fazer."

Fiquei surpresa com a resposta e fui pesquisar. Adivinhem ... o chefe dele, o indicou para um processo de coaching de carreira para que a coach contratada alinhasse as necessidades desse suposto CHEFE. O objetivo era que o time o apoiasse nas reuniões da diretoria, enfatizando suas sugestões e opiniões, além de serem obrigados a desenvolverem competências pré-definidas, sujeitos a demissão se discordassem. 

Resultado, o processo não era para os participantes e sim para o próprio chefe e a coach contratada.

Neste caso, fica realmente difícil se conectar ao processo e seja o que for, uma coisa é certa: isso não é coaching. Então, o que é coaching?

Existem várias definições para coaching, então registrarei aqui as que mais me identifico.

"Coaching é tornar produtiva a força das pessoas."

"Coaching ajuda as pessoas a definirem metas e alcança-las mais rapidamente."

"Coaching é aprendizado e transformação, é descoberta e desenvolvimento."

"Coaching é um processo de facilitar o desempenho, a aprendizagem e o desenvolvimento da pessoa, para que esta alcance o resultado que almeja."(Rosa Krausz)

Descubra você o que é coaching, participe de um programa, defina-o com suas palavras e depois me conte. Adorarei conhecer a sua definição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agilidade Emocional - O que é?

"A parte mais importante de um trabalho é o começo" Platão

Invista em seus pontos fortes