O design em ação: prototipar e Iterar

 O que amo fazer durante o processo de design thinking ou design SPRINT?

Prototipar e iterar.

Validar de forma prática e agregar valor ao que em breve se tornará um produto, serviço ou estratégia é fundamental. É como colocar várias frutas deliciosas em um mixer e ter como resultado uma vitamina fortalecedora.

Prototipar é a ação de produzir um produto mínimo viável (MVP - minimum value product). O protótipo serve para sentir como a solução se comporta na prática.
Uma etapa que mistura a brincadeira com a seriedade, onde experimentamos a criatividade e a inovação, em cada ação.

Iterar é ouvir e absorver os feedbacks e refinar as soluções. Não, você não leu errado – é iterar mesmo, o ato da iteração.
Nesta etapa praticamos a empatia, o lidar positivamente com o erro e o foco na solução.

Quer experimentar?
Escolha uma ideia ou sonho importante. Pense em quem serão os seus clientes, pode ser você mesmo. 
Pense em como pode concretizar a ideia ou sonho escolhido e faça uma lista de possíveis soluções, mesmo que inicialmente elas não façam sentido. Compartilhe as soluções com quem puder, consolide as sugestões e soluções e então parta o detalhamento da melhor opção e construa a jornada do cliente. Faça isso por meio de uma boa história.

Crie o protótipo da sua história. Se for um produto, inspire-se em uma maquete. Se for um serviço, inspire-se no teatro e se for uma estratégia, inspire-se na visão sobre o futuro. 
Pronto? Prepare perguntas para uma entrevista e convide o seu cliente para testar o seu protótipo.
Descubra o poder do design na prática. 

Valide e ajuste até considerar que a solução fará sentido para quem for utilizar-la e que o modelo de negócio é sustentável e funcional.

Agora você já pode passar para a etapa de planejamento e realização do seu projetos, com um risco muito menor, pois não partirá mais de uma ideia ou sonho e sim de um protótipo validado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agilidade Emocional - O que é?

"A parte mais importante de um trabalho é o começo" Platão

Invista em seus pontos fortes