Mudando o foco

Que tal mudarmos o foco e falarmos sobre oportunidades?

Tanto ouvimos falar, por meio dos diversos canais de comunicação, o quanto a crise  impacta a relação emprego versus empregado. Os números deixam claro a situação: 111 mil vagas de empregos fechados em todo o país no mês de junho de 2015, maior desaceleração econômica dos últimos anos, maior carga tributária da América Latina.

2020, desemprego sobe para 13,3% em junho e país tem nova queda recorde no número de ocupados, G1.

Os motivos para o desânimo são inúmeros e a descrença enorme, mas o melhor momento de nos olharmos e entendermos o que podemos fazer para nos fortalecermos, para crescermos, para sermos lembrados e procurados pelas empresa e grandes profissionais, é o seu momento e ninguém, além de você consegue reconhecer-lo.

Entre tantos livros, novos conceitos, tantas especializações, pós graduações, cursos livres, matérias na internet ... enfim, entre tantas informações: - "Por onde seguir, por onde aprimorar o conhecimento?"

Demorei 9 anos para fazer a minha migração definitiva de carreira e posso afirmar, que se dependesse das outras pessoas, mesmo considerando a melhor das intenções, ainda não ter migrado.

Então, compartilho aqui, algumas dicas, que funcionaram e funcionam para mim:

Faça qualquer coisa, mas faça.

Busque dentro da sua história profissional, atividades que o motivam e realize pelo menos uma por semana.

Aproveite as oportunidades, não use desculpas para ausentar-se, procure uma alternativa e compareça, você pode ser surpreendido e aprender ou descobrir informações que estavam faltando. 

Aprenda coisas novas e conecte-se as pessoas que agregam valor.

Busque amigos experts e que estão disponíveis a ajudar. Ofereça algo.

Na dúvida, evite altos investimentos de tempo e dinheiro em suas formações. O mundo está cada vez mais ágil e você pode terminar o curso, junto com o encerramento da semana. Quer aprender? Pratique.

Quanto aos livros, leia-os sempre. Que tal criar um grupo com 4 amigos, onde cada mês um adquire um novo livro e após 1 mês passa-o adiante. Após o mês 5, todos os livros estarão circulando pelo o grupo e seu investimento será 3 vezes menor. 

Sugestão de leitura: Autenticidade - O segredo do bom líder é ser fiel a seus princípios - Bill George e Peter Sims.

Por último, siga a lei da natureza e lembre-se: TUDO QUE FICA PARADO, APODRECE, então ... mantenha-se ativo.

#foconaoportunidade

#movingforward

#competiçãocolaborativa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O conceito do marketing por Kotler e a marca pessoal

O novo conceito de PRODUTIVIDADE e a cultura da competição colaborativa

Siga em frente e transforme suas ideias em projetos