Ajustando o foco
Que tal mudarmos o foco e falarmos sobre oportunidades?
Tanto ouvimos falar, por meio dos diversos canais de comunicação, o quanto a crise impacta a relação emprego versus empregado. Os números deixam claro uma situação que perdura há anos e 2022 não tem sido diferente:
a onda de demissões atravessou estações e permaneceu forte neste inverno (site seu dinheiro, ago); 6 grandes empresas realizam demissão em massa (site Yahoo jul).
Os motivos para o desânimo são inúmeros e a descrença enorme, mas o melhor momento de nos olharmos e entendermos o que podemos fazer para nos fortalecermos, para crescermos, para sermos lembrados e procurados pelas empresa e grandes profissionais, é o seu momento e ninguém, além de você consegue reconhecer-lo.
Entre tantas teorias, novos conceitos, especializações, cursos livres, matérias na internet e muita informação: - "Por onde seguir, por onde aprimorar o conhecimento?"
Demorei 9 anos para fazer a minha migração definitiva de carreira e posso afirmar, que se dependesse das outras pessoas, mesmo considerando a melhor das intenções, ainda não teria migrado.
Então, compartilho aqui, algumas dicas, que funcionam e me fortalecem durante a incerteza
- Busque atividades que gere motivação e realize pelo menos uma por semana.
- Mude o foco do problema para a solução e aproveite as oportunidades disponíveis.
- Saia do discurso, faça algo.
- Responsabilize-se pelo sucesso e insucesso de seus resultados, não busque um culpado.
- Conecte-se as pessoas que agregam valor.
- Mantenha-se atualizado. Aprenda algo novo constantemente.
Quanto aos livros, leia-os sempre. Que tal criar um grupo com 4 amigos, onde cada mês um adquire um novo livro e após 1 mês passa-o adiante. Após o 5o mês todos os livros estarão circulando pelo grupo e você terá a oportunidade de promover trocas de conhecimento e aprendizado.
Sugestão de leitura: Autenticidade - O segredo do bom líder é ser fiel a seus princípios - Bill George e Peter Sims.
Por último, siga a lei da natureza e lembre-se: TUDO QUE FICA PARADO, APODRECE, então ... mantenha-se ativo.
#foconaoportunidade
#movingforward
#competiçãocolaborativa
Comentários
Postar um comentário