Os ganhos da liderança colaborativa

Será que realmente devo investir nas habilidades colaborativas? Vale a pena trabalhar com base em uma  liderança conflitiva ? O que ganho com isso?

A neurociência explica por qual motivo a gestão baseada no conflito pode gerar resultado, porém um resultado de curto prazo, enquanto a gestão baseada na colaboração, motiva e agrega valor, fortalecendo a conquista de objetivos comuns, criando um ambiente de respeito e empatia, superando resultados e o melhor, para o longo prazo. 

Você sabia que o hormônio disparado quando somos pressionados, mal tratados ou até mesmo distratados, quando não temos nosso trabalho reconhecido e os nossos feedbacks são dados a base de gritos e xingamentos, é o cortisol e que este hormônio nos mantém alimentados, com energia suficiente por um tempo, mas que os resultados de mantê-lo sempre em alta são: o desanimo, o cansaço, a baixa estima e até mesmo a depressão?

Em contrapartida, os hormônios alimentados pelo trabalho em equipe, por compartilhar o conhecimento e a realização, por ser reconhecido e admirado, por sentir-se responsável por suas próprias conquistas e ter claro suas metas e direção são a: dopamina, serotonina e oxitocina. Sendo esses hormônios responsáveis por nossa disposição, bem-estar, bom humor, foco, relacionamento e liderança?

Se até mesmo a ciência comprova que resultados contínuos e a longo prazo são gerados por colaboração. Então, por qual motivo ainda utilizamos o conflito e a pressão para obtermos resultados? Muito provavelmente, porque também estamos sendo pressionados e lidando com o conflito de forma negativa.

“Um líder não tem apenas as entregas e o resultado para cuidar, tem pessoas para conectar, ou seja, tem um compromisso com o funcionamento do sistema como um todo”. São as pessoas que fazem os processos darem certo e não o contrário e o resultado dependerá do nível de engajamento e comprometimento de todos os envolvidos.

Experimente e aprimore diariamente as habilidade de um líder colaborativo, focado na conexão do sistema como um todo e no seu poder de influência positiva.. Valide os resultados alcançados periodicamente, troque informações com outros líderes, peça feedback e certifique-se sobre o que pode ser melhorado e o que pode ser reforçado em suas ações diárias.

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